O Litoral Piauiense sempre atrai milhares de pessoas de todo o Estado, de outras regiões do país e também do exterior. Se já é valorizado sem nada em infra-estrutura, avalie se o governo desse uma real atenção as cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da praia.
Um grande exemplo desse falta de atenção é a Orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia, cuja obra de urbanização se arrasta tem agumas centenas de anos, por diversos motivos, dentre os quais se destacam o uso de material de má qualidade, a lentidão da mão-de-obra e claro,a famosa burocracia do estado.
Até que está legalzinho!
O material já é "bom", e a população estaciona na calçada. ¬¬
O projeto é bacana, mas o governo é sacana!
Pelo menos, o Ministério Público está botando pressão e cobrando a conclusão da última etapa da obra, cuja data de limite de entrega já está 7 meses atrasada, se é que não é mais que isso.
O fato é que não há motivo coerente que justifique esse atraso e o não-cumprimento dos prazos estabelecidos, já que todos os recursos estão disponíveis.
A burocracia, segundo o próprio secretário de infra-estrutura do Estado, Castro Neto, é o principal problema. Porém, reuniões em reuniões ficou decidido um novo prazo, 15 de abril de 2011.
Quero lembrar que já houve muitas dessas reuniões, e os prazos estabeleidos sempre fram adiados, ou seja, essa decisão pode ser só mais uma jogada pra enrolar a população que carece da sonhada urbanização. Nunca imaginei que nosso amigos WW me dariam tanta dor de cabeça.
Em trecho da matéria do "O Dia" confira mais informações acerca da obra:
"Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria do Turismo (Setur) estiveram em Luís Correia, fiscalizando a obra.
O representante do BNB comentou o andamento da obra. "Estamos satisfeitos com o cumprimento do cronograma, o material utilizado que foi alvo de críticas também está em conformidade com a obra", disse Ocione Marques, gerente do banco.
Os problemas relacionados à qualidade do material utilizado e o cumprimento dos prazos foram reorganizados. "Os materiais que apresentaram problemas foram trocados, mesmo assim solicitei um novo laudo que comprove a qualidade do material usado e que ele está de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e com as especificações da obra", explicou Castro Neto.
O Governo do Estado investiu R$ 7.523.267,67 no projeto de urbanização da orla. Parte do investimento vem do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE). O projeto de urbanização da praia de Atalaia tem 1,8 mil metros de extensão e inclui oito barracas, calçadão, quiosques de apoio ao turista, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, iluminação da praia, pavimentação reforçada das avenidas de acesso, banheiros públicos, postos de saúde e estacionamento para 600 carros."
A situação descrita acima prioriza a questão da Orla, mas quem já foi sabe, problemas de abastecimento de energia, de água, de combustível e até de dinheiro nos bancos. O potencial do nosso litoral é grande, mas falta vontade política de mostrar ele pro mundo.
E assim, se quer passar o Carnaval lá, boa sorte! Eu vou ficando pro Renascer 2011 aqui em Teresina. Mais informações, clique no banner no topo da página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário