PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hospital Universitário é destaque na Folha de São Paulo




Créditos:
Link:
http://www.ufpi.br/noticia.php?id=17571
Fotos: Aureliano Müller
         A Universidade Federal do Piauí foi destaque na mídia nacional em recente matéria publicada na Folha de São Paulo. A reportagem assinada pela repórter Andressa Taffarel destaca o Hospital Universitário que será inaugurado este ano e será um dos maiores hospitais universitários do Norte e Nordeste.

          Durante a entrevista o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior explica que a construção do hospital parou várias vezes por diversos problemas, principalmente financeiros, e que só em 2008 é que veio o maior investimento. "Foi em 2008 que começamos a terminar o hospital de verdade", destacou o reitor na reportagem.

          Com o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), lançado pelo Governo Federal, foram destinados, em 2009 e 2010, R$ 40 milhões para a conclusão do HU.

          Além de ser o suporte necessário para o fortalecimento da graduação e pós-graduação, o Hospital Universitário irá se somar aos demais hospitais da capital para melhorar o atendimento médico à população do Piauí. O HU será referência em alta complexidade e um hospital público totalmente climatizado. Com a inauguração, será aumentado em 33% o número de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) públicas no Estado.

          "Depois que melhorarmos a formação dos estudantes da capital, queremos levar medicina para o interior, porque o Estado carece desses profissionais", destacou o reitor Luiz Júnior na reportagem.

          Atualmente o Piauí conta com 63 leitos de UTIs públicas no interior e na capital. O Hospital Escola contará com 21 leitos de UTI, sendo 3 em isolamento (2 adultos e 1 infantil), 02 em unidades coronarianas, 05 infantis e 11 adultos. Muito mais do que apenas aumentar o número de leitos de UTIs no Estado, o Hospital Escola será referência em alta complexidade, atendendo em diversas áreas como: hemodinâmica, cirurgia cardíaca, cirurgia bariátrica, transplante de órgãos, neurologia, oncologia e ortopedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário