PESQUISAR NESTE BLOG

domingo, 27 de fevereiro de 2011

É nessa segunda: Mirante finalmente será aberto!

          Apreciar belas paisagens, ter mais uma alternativa de lazer, praticar atividades físicas, comprar produtos regionais ou apenas fazer um lanche, são algumas das opções dos teresinenses com a abertura do mais novo ponto turístico da cidade: o Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada "Mestre Isidoro França". A partir desta segunda-feira o novo cartãopostal vai proporcionar a mais bela visão de Teresina. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), em parceria com outras secretarias municipais,  reformou toda a área localizada embaixo da Ponte Estaiada Mestre Isidoro França para que ela se transformasse num verdadeiro complexo turístico. A visitação pública no mirante começará no dia 1º de março.

          Para tanto foi montada uma estrutura que garanta conforto e segurança aos visitantes. A atração principal do complexo é o mirante, justamente por ser a única edificação do tipo no continente americano fixada no mastro central da Ponte Estaiada, o que proporciona aos visitantes uma visão de 360 graus de toda a cidade. A paisagem já começa a ser apreciada durante a subida que se dá por meio de dois elevadores panorâmicos que obedecem a todos os padrões técnicos de qualidade.

          O mirante fica a 95 metros de altura e tem capacidade para receber 80 pessoas simultaneamente. O local está equipado com ambiente climatizado, banheiros e tv's de plasma, onde serão exibidos vídeos institucionais e turísticos da cidade. Além disso, na plataforma de acesso, foram instalados quiosques para a venda de produtos de artesanato, central de informações turísticas, lanchonete e banheiros químicos.

          O espaço ainda conta com playground para crianças e um exclusivo estacionamento com capacidade para mais de 100 veículos. Para o prefeito Elmano Férrer, o complexo representará junto com a avenida Raul Lopes o maior espaço de lazer e esporte do teresinense. "Teresina recebe agora um local moderno e agradável, que se torna o novo ponto turístico da capital. No mirante da ponte estaiada as pessoas podem contemplar a cidade por um ângulo novo. Além disso, as famílias poderão vir aqui e trazer seus filhos, amigos e turistas de outras cidades. Trabalhamos para que toda a cidade possa apreciar este local," comemora o prefeito.

Raoni Barbosa / O DIA

          Para acesso ao mirante será cobrada uma taxa de visitação no valor de R$ 3,00. Crianças de até 12 anos, estudantes apresentando carteira de identificação e idosos pagarão apenas R$ 1,50. O local vai funcionar todos os dias das 10h às 18h, inicialmente de segunda a sexta- feira. Durante a primeira semana de funcionamento a Prefeitura presenteará grupos de jovens e crianças carentes e alunos da rede municipal atendidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtcas) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com a visita gratuita ao local. "Com este novo espaço o teresinense terá a certeza de ter um grande atrativo para apresentar aos turistas na nossa cidade. A maior preocupação da Prefeitura de Teresina não foi apenas garantir o funcionamento dos elevadores, mas transformar o lugar num verdadeiro espaço de lazer e entretenimento" explicou Alexandre Magalhães, secretário da Semdec.

         Magalhães destaca ainda que através do mirante todos poderão conhecer Teresina por diversos ângulos. "É uma vista exuberante da nossa capital que merecerá todos os registros fotográficos de quem o visitar", pontuou. Para atender aos visitantes de forma eficiente, o Complexo Mirante da Ponte Estaiada conta com uma equipe treinada e qualificada composta por quatro ascensoristas, três seguranças, estagiários e guias turísticos. "Todos vão trabalhar de forma que a visita ao local seja tranqüila e organizada", ressaltou Filomeno Montanha, Coordenador de Turismo da Semdec.

          O estudante Igor Costa conta que passa diariamente pelo local e está aguardando ansiosamente o momento de visitar o mirante. "Essa é uma construção ousada e inovadora, com aspecto de primeiro mundo. Tenho acompanhado as obras embaixo da ponte e já se percebe um ar de modernidade que faltava à cidade, além de ser muito importante para o desenvolvimento do turismo na capital", concluiu o estudante.

          Durante a abertura oficial do complexo a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC) está preparando várias atrações, como a apresentação da Banda 16 de Agosto, o grupo de Boi Imperador da Ilha, além da participação artística do grupo musical Três Contigo e a presença das majestades da folia.

Raoni Barbosa / O DIA
.
Os atrativos do complexo
          O Complexo Turístico Ponte Estaiada vai contar com duas lojas de artesanato que serão ocupadas por lojistas que já atuam com experiência na exploração do comércio de produtos da cultura local. Serão comercializados produtos variados que expressem a diversidade do artesanato regional como cerâmica, palha, madeira, tecelagem, bordados, venda de cartões-postais e souvenirs alusivos à cidade.
.
          Também faz parte do complexo uma lanchonete especializada na gastronomia da cidade, onde vão ser encontrados sucos, cajuína, refrigerantes, sanduíches e salgados, entre outros produtos. Esses espaços contarão com vendedores treinados para bem receber os turistas.
.
           O visitante vai contar ainda com uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), onde terá um guia de turismo, bilíngue, para fornecer informações sobre Teresina, o próprio Complexo e outros pontos turísticos da capital. Serão disponibilizados de forma gratuita guias, mapas e outras publicações turísticas. Toda essa estrutura será administrada pela Associação Teresina Convention e Visitors Bureau, especializada em eventos e turismo que atua no Brasil e outros países, sob a fiscalização da Semdec. "Vamos trabalhar muito para prestar um serviço de qualidade à população. Esse é um espaço que deve ser valorizado e bem visitado por todos", ressaltou Ricardo de Castro Santos, presidente da associação.
.

Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário