PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quase perfeito

Com 98% de aproveitamento nos lances livres, Helinho lidera o NBB no fundamento e conta seu “segredo” para tanta precisão

Levi Fanan/DivulgaçãoAcertar quase 100% dos lances livres em um campeonato não é missão para qualquer um. No entanto, para o armador de Franca Helinho não parece tão complicado. Com 98% de acerto no fundamento, o jogador cobrou 51 lances livres e errou apenas um em toda a temporada. O “segredo” para a precisão vem de uma história da infância.

Filho do lendário técnico Hélio Rubens, o basquete faz parte da vida de Helinho desde muito jovem. O que ele não sabia é que seu pai havia preparado uma artimanha para que o filho melhorasse sua precisão nos arremessos.

“O meu pai fez uma quadrinha no fundo da casa e colocou um aro com diâmetro um pouco menor e não me falou nada. Só depois de algum tempo é que meu pai confidenciou que o aro era menor. Ai depois isso virou motivo de brincadeira entre nós”, contou Helinho.

Arremessar em um aro menor não era fácil para Helinho, que sofria para aprimorar sua precisão, mas segundo Hélio Rubens sua artimanha ajudou para que o filho chegasse próximo da perfeição nos lances livres.

“Quando o Helinho arremessava, ele dizia ‘papai, não é possível’. E eu falava ‘calma, se concentra, observe a trajetória da bola’. Eu não contei nada, a cesta era na altura normal, só que o aro era menor. E olha, isso ajudou bastante ele”, disse Hélio Rubens.

Na atual temporada, a única vez que Helinho errou um lance livre foi no dia 07 de fevereiro, no primeiro quarto da partida entre Interforce/Minas e Vivo/Franca. Desde então, o armador acumula 26 acertos consecutivos.

Para ter sucesso nos lances livres, Helinho destaca dois fatores fundamentais: o treinamento e o psicológico. “Tem duas coisas que eu acho básicas. A primeira é em relação ao treinamento. Tem que estar bem treinado para estar com confiança. A outra é que o lance livre é extremamente psicológico. É só você e a cesta, sem ninguém para atrapalhar, pode cair uma responsabilidade maior sobre você”, disse.

Mas Helinho parece não ter problemas com a pressão e historicamente acumula bom retrospecto no fundamento. Na temporada 2008/2009, converteu 86,8% das tentativas em lances livres. Em 2009/2010, foi ainda melhor, 89,8%, aproveitamento que o colocou como o segundo melhor no quesito na fase de classificação. Naquele ano, Helinho arremessou 148 bolas e converteu 132.

“Eu acho que o lance livre é um arremesso diferente. Ele tem um percentual psicológico muito grande. Por ser livre, não tem ninguém marcando, fica aquela expectativa e se você estiver tenso a concentração não é a mesma”, relata o pai Hélio Rubens.

Mas o treinamento também é algo muito cobrado pelo pai. Como o Hélio Rubens gosta de dizer, “a repetição é a mãe da perfeição”. Ele lembra que, quando ainda jogava, tinha um acordo com o administrador do ginásio e sempre permanecia após os treinos para praticar e chagava a arremessar 300 vezes por dia.

“Hoje com os meus atletas, se eu marco treino às 17h, às 16h30 já está todo mundo lá praticando. O Helinho se não fizer fica de castigo em casa”, brincou o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário