PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Metrô e ônibus serão integrados

ÉFREN RIBEIRO
Da edição eletrônica de 11 de março de 2011 do Jornal Meio Norte


Inicialmente, o metrô de Teresina vai do Conjunto Renascença até o Conjunto Tancredo Neves, ainda na região Sudeste, e depois, por uma ponte sobre o rio Poti, vai chegar ao Conjunto Morada Nova, na zona Sul, que também fica perto do Terminal Rodoviário Lucídio Portella. A obra vai custar R$ 38 milhões.

Antônio Luiz Sobral falou que com a integração das linhas de ônibus com o metrô de Teresina o percurso que hoje demora 87 minutos para com os ônibus com o trem de superfície vai ser feito em 38 minutos. “Será preciso fazer uma ponte ferroviária no alinhamento do Conjunto Tancredo Neves. O percurso é praticamente uma reta”, declarou Antônio Luiz Sobral.

As obras, financiadas pelo Ministério das Cidades, começarão em 2012 e pelas estimativas do PAC da Mobilidade o tempo de execução do projeto é de um ano e meio a dois anos.

O coordenador do PAC no Piauí, Mirocles Veras, disse que o projeto de mobilidade urbana foi apresentado ontem e serão realizadas com a Prefeitura de Teresina. A capital é a única cidade do Piauí que tem mais de 700 mil habitantes, condição para participação no PAC da Mobilidade. “Nós estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura de Teresina. Queremos melhorar os serviços do metrô de Teresina com sua ampliação, dando qualidade ao transporte de massa para integrar com o transporte urbano da cidade. Teresina poderá entrar com projeto de mobilidade urbana”, afirmou Mirocles Veras.

Estações terão espaço para estacionamento

As estações do metrô de Teresina terão espaço para estacionamento de carros, motocicletas e bicicletas. Mirocles Veras afirmou que o objetivo dos estacionamentos é permitir que o usuário se desloque dos bairros mais próximos em seus veículos e peguem o metrô agilizando sua chegada ao centro da capital e a outros bairros. “Com os estacionamentos vai ocorrer diminuição do fluxo de carros e motocicletas no centro de Teresina”, declarou Mirocles Veras.

O governador Wilson Martins e o prefeito Elmano Férrer falaram que já mantêm parceria nas obras concluídas do alargamento da Ponte da Primavera, sobre o rio Poti e nas obras da Avenida Henry Wall de Carvalho. Elmano Férrer falou que o Governo do Estado vai implantar uma unidade de saúde no Conjunto Vale do Gavião.(E.R.)
Em rápida reunião no final da noite de anteontem, o governador Wilson Martins (PSB) e o prefeito de Teresina, Elmano Férrer(PTB) acertaram que vão formar parceria para integração dos ônibus com o metrô de Teresina. Lucile Moura, responsável pelo acompanhamento dos projetos do Governo do Estado, afirmou que foi elaborado um pré-projeto de ampliação da linha do metrô de Teresina, que vai ser financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ela, a ampliação da linha do metrô vai do Conjunto Renascença, na zona Sudeste, até o Conjunto Morada Nova, na zona Sul de Teresina.

Lucile Moura declarou que o prolongamento da linha do metrô de Teresina atende a praticamente todo o circuito do sistema urbano de transporte, economizando 40 minutos. Atualmente a linha do metrô de Teresina possui 15 quilômetros de extensão. Após a ampliação, vai passar a ter 21,7 km.

O governador Wilson Martins vai apresentar hoje o projeto ao prefeito Elmano Férrer. O projeto pode ser apresentado, em Brasília, até o dia 6 de julho, dentro do PAC Mobilidade. O diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Teresina, engenheiro Antônio Luiz Sobral, afirmou que serão construídas mais seis estações do metrô com uma extensão de 12,1 quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário