PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pesquisa revela que patrimônio histórico de Teresina está ameaçado

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Edvaldo Marques, recebeu na manhã desta quarta-feira (02), a visita do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manuel Paulo Nunes e do pesquisador Olavo Pereira da Silva, que fizeram uma doação de livros e revistas para a biblioteca da Casa.

O pesquisador Olavo Pereira da Silva doou uma coletânea com três volumes, intitulados “Carnaúba, Pedra e Barro”. A coleção trata de aquitetura rural (fazendas), aquitetura urbana e urbanismo. Os livros são uma espécie de inventário do acervo cultural histórico das cidades piauienses, sendo Teresina um dos destaques. Especificamente é um diagnóstico importante sobre o estado de conservação dos bens culturais arquitetônicos do Estado.

A análise contou com a parceria de arquitetos da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, arquitetos parceiros, estagiários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Faculdade Camilo Filho. O relatório já foi apresentado para a prefeitura de Teresina e possui salutar interesse social, pois Teresina precisa de um plano emergencial de proteção dos prédios e monumentos históricos, que estão sendo derrubados para construção de estacionamentos. “É basicamente uma importante contribuição para manter a memória de Teresina para a gerações futuras”, afirma o pesquisador Olavo Pereira.

O presidente Edvaldo Marques convidou para a realização de uma palesta na Câmara Municipal, ministrada pelo pesquisador Olavo Pereira, para aprofundar os debates sobre esta temática. Edvaldo ainda anunciou que a biblioteca da CMT passará por uma reformulação. “A biblioteca da Câmara Municipal possui um papel muito importante na área do conhecimento. É neste sentido que queremos investir para melhorar, informatizar e dinamizar este setor”, enfatiza Edvaldo Marques.

Já o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manuel Paulo doou a edição de número 45 da revista “Presença”, dedicada a Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A publicação destaca também um estudo sobre o poeta piauiense Álvaro Pacheco, uma reportagem sobre a Casa da Cultura de Teresina, um artigo intitulado “Piauí e Patrimônio” , que trata da proteção do patrimônio cultural do Estado, e um outro artigo de Alberto da Costa e Silva, que foi embaixador do Brasil em Portugal. Esta última matéria faz um paradoxo das cidades portuguesas e a cidade de Amarante, no sul do Piauí, além de dar destaque para o rio Parnaiba e pontua a construção de barragem na região como uma ameaça à segurança da cidade.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário