Um passeio pelo mundo, sem sair de Teresina. Esta é a proposta da Feira do Artesanato Mundial- FAM, que entra hoje no segundo dia exposição no Atlantic City. O evento reúne produtos de pelo menos 30 países e vários estados brasileiros, incluindo o Piauí.
A abertura aconteceu ontem à noite e atraiu centenas de pessoas ao espaço. Sábado e Domingo o horário de visitação é das 15 às 22 horas.
Quem dá as boas-vindas aos visitantes é o estande da Síria, onde é possível encontrar objetos em cobre, luminárias, narguillés e terços. No espaço russo da feira, as matrioskas fazem sucesso como peças decorativas. O expositor Vladi Younga explica o significado das peças. “De acordo com a tradição russa, essas bonecas trazem sorte”.
Na FAM é possível conhecer ainda perfumes produzidos na Tunísia, com essências históricas do país, como o “Mil e uma Noites”, que de acordo com a tradição do país é presenteada às noivas no dia do casamento. Um costume antigo realizado para agradar os maridos, mas que ainda tem uma grande procura nos dias atuais. “O diferencial é que você não precisa viajar para conhecer tantas culturas diferentes. Além disso, a diversidade de produtos permite agradar a todos os tipos de gostos”, destaca a visitante Camila Pinheiro, diz.
Na culinária, a comida internacional é representada pelo Egito, que trouxe um pastel árabe servido com suco de uva com água de rosas, que segundo a tradição egípcia é afrodisíaco. Já os aperitivos brasileiros são representados pelo Rio Grande do Sul, com queijo e salame caseiro curtido no vinho e condimentado com ervas.
A FAM recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico. O prefeito Elmano Férrer, que esteve no evento na noite de ontem, explica a motivação de apoiar a FAM. “É um evento que permite o teresinense a entrar em contato com outras culturas sem sair da cidade. Além disso, essa é uma oportunidade de dar visibilidade ao nosso artesanato”, disse o prefeito.
O evento também oferece um espaço para os visitantes se aprimorarem, com oficinas participativa. As inscrições são feitas nos estantes da Fundação Wall Ferraz. “Nossa proposta é abrir um espaço para capacitar os piauienses com oficinas ao mesmo tempo em que mostramos aos artesãos de fora como fazemos artesanato aqui”, destacou o presidente da Fundação Wall Ferraz, José Aguiar.
.jpg)
.jpg)
%20(2).jpg)
Com informações da AssCom - Feira de Artesanato
Edição: Marcelle Soares / 180 graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário