PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Zoobotânico prestes a entregar reformas: Ursos pardos já estão nos novos recintos

Para amenizar o calor dos três ursos pardos apreendidos em circo e doados ao Zoobotânico de Teresina, a direção do parque, está criando um habitat específico para os animais. Os ursos que são acostumados em clima de baixa temperatura estão tendo que conviver com calor de até 35º C na capital piauiense.

Fotos: Yala Sena



  
Um das alternativas do zoobotânico foi criar alojamento com cascata e banhos a jatos de águas para reduzir o calor e a sensação térmica. Os três animais chegaram ao Piauí há um mês e foram apreendidos pelo Ibama em um circo em Quatipuru, em Belém (PA). Eles estavam sendo maltratados e eram atrações por andarem de bicicleta, de skate, se equilibrando em bola gigante, dançando e fazendo graça para platéia.
 
O diretor do Parque Zoobotânico, Renato Uchôa, informou que o parque está fazendo as adaptações para os animais não sofrerem com o calor, principalmente nos próximos meses, batizados de b-r-o bró ( se referindo aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro). São os meses mais quentes em Teresina com sensação térmica chegando a mais de 40 graus, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
 
“São animais que se adaptam ao clima e estamos criando recinto com cascata, piscinas para nado e banhos programados para aliviá-los do calor”, disse Renato Uchôa.
 

Os ursos batizados de Ira, Macha e Micha têm 20 anos de idade e pesam de 250 kg a 300 kg. O veterinário Alexandre Clark, que cuida dos animais, disse que os ursos comem 10 kg de comida por dia cada um. Pela manhã, eles se alimentam de verduras (beterraba, cenoura, batata, pepino) e a tarde salada de frutas.
 

A área dos ursos está sendo construída e será aberto ao público no dia 12 de outubro. O Parque Zoobotânico tem mais de 170 animais criados em cativeiros e recebe uma média de 140 mil visitas por ano.  

Flash Yala Senaredacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário